Sobre Nós

Somos uma organização internacional, não-governamental e sem fins lucrativos que une estados estadunidenses a estados e países da América do Sul e Central através de projetos e intercâmbios. Nós somos o comitê do Rio Grande Sul e nosso estado americano parceiro é Indiana. Nosso lema é Connect. Serve. Change Lives.

Sobre o Partners

Os Partners of the Americas são uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos. É composta por agentes voluntários que une estados estadunidenses a estados e países da América do Sul e Central por meio de projetos mutuamente benéficos em áreas como educação, saúde, cultura, agricultura, entre outras. Esses projetos têm como objetivos realizar intercâmbios e ações que visem uma boa relação entre pessoas e instituições do Continente Americano.

Sobre o Comitê RS/IN

O estado do Rio Grande do Sul conta com um grupo de representantes experientes em voluntariado há mais de 40 anos. Nosso estado tem Indiana como seu estado irmão, nos Estados Unidos da América. Os primeiros programas foram estabelecidos por volta do ano 1965 e tinham como objetivo fazer o intercâmbio de agricultores e fazendeiros estado-unidenses e brasileiros para que estes trocassem experiências sobre técnicas agrícolas. Hoje o Comitê RS/IN possui diversos projetos que transcendem o meio agrícola e que somente são possíveis devido à ação voluntária de nossos membros em todas as Américas.

Início dos anos 60

O começo de nossa história

Ao longo de quatro décadas, os Companheiros das Américas se empenharam ativamente em melhorar a vida dos povos das Américas. A idéia de criar os Companheiros data de 1963, quando o Presidente John F. Kennedy convocou uma nova aliança de pessoa-a-pessoa, num espírito de cooperação e amizade entre os governos das Américas. A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) foi encarregada de desenvolver um programa que permitisse aos cidadãos participar da Aliança para o Progresso.

Um ano mais tarde, a USAID criou os Companheiros do Programa da Aliança. A finalidade era forjar parcerias bilaterais entre os estados norte-americanos e as seções da América Latina e do Caribe. Através dessas parcerias, comissões de voluntários do Norte e do Sul iriam colaborar em projetos de auto-ajuda para o desenvolvimento econômico e comunitário, ao mesmo tempo em que promoveriam a amizade e o entendimento interamericano.

Fim dos anos 60 e início dos anos 70

A formação do Partners

Pouco depois de sua fundação, em 1964, os Companheiros do Programa da Aliança passaram para o setor privado, e com essa mudança de status veio um outro nome: Companheiros das Américas. Nos anos seguintes, 60 parcerias (120 seções) foram estabelecidas com sucesso entre os Estados Unidos, países da América Latina e as ilhas do Caribe.

No decorrer da história dos Companheiros, essa organização foi se ajustando às mudanças nas necessidades dos cidadãos das Américas. No início, as seções se concentravam em atividades a curto ou médio prazo, como, por exemplo, o fornecimento de sementes para a agricultura. No entanto, no final dos anos 60 e começo dos 70 as parcerias reexaminaram seus desempenhos e decidiram voltar-se para projetos de impacto em longo prazo.

Anos 80 em diante

A expansão

Durante os anos 80, os Companheiros se expandiram consideravelmente e puderam implementar vários novos programas. À medida em que a década avançava, fundações do setor privado foram dando cada vez mais apoio aos Companheiros, os quais, por outro lado, conquistaram vultosos contratos governamentais. Longe de se satisfazer com os laureis obtidos, os Companheiros continuaram a se expandir para novas áreas de atuação.

Anos 2000 em diante

O Partners no século XXI

Atualmente, os projetos de parceria têm impacto sobre a vida de mais de 200 mil pessoas todos os anos. E devido ao “efeito multiplicador” dos Companheiros, que converte pequenas quantias em projetos que valem muito mais, o valor desses projetos cresceu de 1 milhão e trezentos mil dólares, em 1965, para mais de 100 milhões, nos anos 90.

As iniciativas de ação direta de nossos voluntários nas Américas se concretizaram numa organização com vasta experiência nas áreas de sociedade civil e governança, intercâmbio e bolsas de estudo, juventude e infância, agricultura e meio ambiente, bem como igualdade entre os gêneros. Apesar de todas as mudanças e de sua expansão, o programa dos Companheiros se alicerça, na realidade, numa única premissa: atividade pessoa-a-pessoa, por meio de idéias criativas, amizade e compreensão. Os Companheiros trabalham em conjunto para construir um hemisfério melhor para todos. Essa premissa nunca mudou.