Projeto Irmanamento RS/IN

Colaboradores Voluntários: Naiane Cossul, Sofia Costa Lucca, Amanda França, Daniel Ferreira

Ao longo de cinco décadas, os Partners of the Américas se empenharam ativamente em melhorar a vida dos povos das Américas. A ideia de criar os Partners data de 1963, quando o Presidente John F. Kennedy convocou uma nova aliança de pessoa-a-pessoa, num espírito de cooperação e amizade entre os governos das Américas. A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) foi encarregada de desenvolver um programa que permitisse aos cidadãos participar da Aliança para o Progresso.

Um ano mais tarde, a USAID criou os Companheiros do Programa da Aliança. A finalidade era forjar parcerias bilaterais entre os estados norte-americanos e as seções da América Latina e do Caribe. Através dessas parcerias, comissões de voluntários do Norte e do Sul iriam colaborar em projetos de autoajuda para o desenvolvimento econômico e comunitário, ao mesmo tempo em que promoveriam a amizade e o entendimento interamericano.

Pouco depois de sua fundação, em 1964, os Companheiros do Programa da Aliança passaram para o setor privado, e com essa mudança de status veio um outro nome: Companheiros das Américas ou Partners of the Americas. Nos anos seguintes, 60 parcerias (120 seções) foram estabelecidas com sucesso entre os Estados Unidos, países da América Latina e as ilhas do Caribe.

No decorrer da história dos Companheiros, essa organização foi se ajustando às mudanças nas necessidades dos cidadãos das Américas. No início, as seções se concentravam em atividades a curto ou médio prazo, como, por exemplo, o fornecimento de sementes para a agricultura. No entanto, no final dos anos 60 e começo dos 70 as parcerias reexaminaram seus desempenhos e decidiram voltar-se para projetos de impacto em longo prazo.

  Durante os anos 80, os Companheiros se expandiram consideravelmente e puderam implementar vários novos programas. À medida em que a década avançava, fundações do setor privado foram dando cada vez mais apoio aos Companheiros, os quais, por outro lado, conquistaram vultosos contratos governamentais. Longe de se satisfazer com os laureis obtidos, os Companheiros continuaram a se expandir para novas áreas de atuação.

Atualmente, os projetos de parceria têm impacto sobre a vida de mais de 200 mil pessoas todos os anos. E devido ao “efeito multiplicador” dos Companheiros, que converte pequenas quantias em projetos que valem muito mais, o valor desses projetos cresceu de 1 milhão e trezentos mil dólares, em 1965, para mais de 100 milhões, nos anos 90.

As iniciativas de ação direta de nossos voluntários nas Américas se concretizaram numa organização com vasta experiência nas áreas de sociedade civil e governança, intercâmbio e bolsas de estudo, juventude e infância, agricultura e meio ambiente, bem como igualdade entre os gêneros. Apesar de todas as mudanças e de sua expansão, o programa dos Companheiros se alicerça, na realidade, em uma única premissa: atividade pessoa-a-pessoa, por meio de ideias criativas, amizade e compreensão. Os Companheiros trabalham em conjunto para construir um hemisfério melhor para todos. Essa premissa nunca mudou.

Introdução

Com o propósito de reavivar as relações com o estado do Rio Grande do Sul (Brasil) e Indiana (Estados Unidos) e Porto Alegre e Indianápolis, o Partners of the Americas propõe realizar um acordo de irmanamento entre os estados e cidades mencionados. Na atual conjuntura internacional, a aproximação política incentivada pelos presidentes de ambos países é considerada favorável para para incrementar a cooperação internacional entre estes. Ademais, ambos dirigentes locais, municipal e estadual, do Rio Grande do Sul estão filiados ao mesmo partido e, portanto, o diálogo é facilitado. 

Além disso, a intenção deste projeto é reforçar um vínculo já existente entre ambos estados, iniciado na década de 60 com o primeiro programa de intercâmbio para técnicas agrícolas entre estadunidenses e brasileiros. Outros acordos foram assinados a fim de continuar com esse relacionamento, porém não foi estabelecido um laço permanente de cooperação. Dessa maneira, através do irmanamento será possível incrementar as relações paradiplomáticas e, assim, promover o desenvolvimento econômico, tecnológico, cultural e social.

Rio Grande do Sul e Porto Alegre

O estado do Rio Grande do Sul está localizado no sul do Brasil, sendo o 5º mais populoso do país (10.693.929 pessoas, IBGE 2010), com área total de 281.707,151 km² e IDH 0,746 (IBGE, 2010). 

Além disso, é o terceiro no ranking nacional de número de empresas do universo de pesquisa e o 4º em dispêndios em matéria de inovação. De acordo com o censo de 2015 os maiores setores da economia do Rio Grande do Sul são: Serviços (67,4%), Indústria (23,2%) e Agropecuária (9,4%).

Em relação à educação superior, o estado possui 21 universidades, 103 faculdades, 7 centros universitários e 3 Institutos Federais de Educação de Ciência e Tecnologia, conforme dados de 2017. Entre o ranking de 2017 das universidades federais a UFRGS está em primeiro lugar. Segundo a revista britânica Times Higher Education (THE), a UFRGS, PUCRS e a Unisinos se encontram no ranking das melhores universidades da América Latina.  

Diante da conjuntura internacional e nacional, a UFRGS, PUCRS e UNISINOS criaram uma aliança, através de uma iniciativa pública e privada, a fim de promover projetos inovadores com potencial e, assim, atrair investimentos, empreendimentos e viabilizar o desenvolvimento da região. Possui como principal meta obter em 2025 o reconhecimento internacional como um modelo de referência de colaboração e inovação de alto impacto.

Indiana e Indianapolis

O estado de Indiana se localiza nos Estados Unidos da América, na região meio-leste do país é o 17º mais populoso estado e tem uma área total de 94.321km². 

Os maiores setores de Indiana são Restaurantes e Serviço Alimentício (199.112 pessoas), Construção (178.110 pessoas) e Hospitalar (169.517 pessoas). Os setores com maiores salários são Aeroespacial (119.398 USD), Farmacêutico (105.367 USD) e Agricultura (99.121 USD).

Há aproximadamente 60 faculdades e universidades no estado. As três maiores, por entrega de diplomas, Ivy Tech, Indiana University e Purdue University. Dentro do ranking das top 100 Universidades do Mundo provido pela Reuters encontram-se Purdue (50ª) e UI (54º).

A Corporação de Desenvolvimento Econômico de Indiana é um organismo corporativo e político (organização pública e privada), a qual estimula o estabelecimento de empresas na região e auxilia na expansão de operações dentro do estado, oferecendo benefícios fiscais, subsídios e outros incentivos governamentais. Entre os diversos programas desenvolvidos está o de Inovação e Empreendedorismo, cujo principal objetivo é transformar grandes ideias em realidade, atrair investimento e fomentar talentos. Assim, a iniciativa inclui desenvolvimento de projetos e parcerias com escolas, universidades, incubadoras, centros de inovação, pequenas e grandes empresas e startups. 

Indianapolis, a capital Hossier, tem aproximadamente 867.125 habitantes em 948.96 km². Onde 29,7% da população possui diploma superior e um PIB de 134bi USD. 

“No Oregon, autoridades estaduais e locais têm parceria com líderes de universidades e comunidades para reunir as pessoas em torno da “Mesa da cozinha do Oregon” – um exemplo de “democracia deliberativa” que dá às pessoas uma voz direta no processo de tomada de decisão, mesmo em situações tão importantes. importa como o orçamento.

Todos esses são exemplos do princípio da “subsidiariedade”: a ideia de que as instituições mais próximas das pessoas e seus problemas estão mais bem equipadas para resolver esses problemas, da falta de moradia à educação e ao desenvolvimento econômico.

Mas não é apenas onde a solução de problemas ocorre, mas como está sendo feita de maneira diferente. Em lugares como Pittsburgh, Louisville, Indianapolis e Oklahoma City, os líderes locais estão dividindo cada vez mais o poder com as instituições mediadoras da sociedade civil, convidando os residentes e o setor privado a ajudar a encontrar maneiras mais eficazes de enfrentar os desafios locais.” (The Frederick News-Post, 2019. Tradução Livre).

Relação RS/IN

Os Partners of the Americas são uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos. É composta por agentes voluntários que une estados estadunidenses a estados e países da América do Sul e Central por meio de projetos mutuamente benéficos em áreas como educação, saúde, cultura, agricultura, entre outras. Esses projetos têm como objetivos realizar intercâmbios e ações que visem uma boa relação entre pessoas e instituições do Continente Americano.

O Rio Grande do Sul tem Indiana como seu estado irmão nos Estados Unidos da América e Porto Alegre tem Indianapolis como sua cidade irmã, de acordo com os princípios da organização, como mencionado anteriormente, desde 18 de janeiro de 1965. Diversas semelhanças econômicas, políticas e geográficas determinaram esta parceria uma vez que a troca de experiências se tornou mais fácil devido a estas afinidades. Entretanto, mesmo com diversos atos paradiplomáticos entre ambos estados e cidades (arquivos anexos), oficialmente, não existem tais acordos de irmanamento. 

Os primeiros programas entre os estados foram estabelecidos por volta do ano 1965 e tinham como objetivo fazer o intercâmbio de agricultores e fazendeiros estadunidenses e brasileiros para que estes trocassem experiências sobre técnicas agrícolas. O programa começou a crescer e a trazer benefícios para ambas as comunidades internacionais. Hoje os Partners of the Americas Comitê RS/IN possui diversos projetos que transcendem o meio agrícola e que somente são possíveis devido à ação voluntária de nossos membros em todas as Américas.

Dentro do meio político, houveram diversas missões de Indiana para o Rio Grande do Sul e vice versa. Trazendo como maior resultados das mesmas alguns acordos de cooperação e amizade firmados durante governos distintos ao longo dos anos, além do acordo de cidades irmãs entre Nobesville em Indiana e Nova Prata no Rio Grande do Sul. A última missão oficial deu-se em 2016, quando um representante do governo de Indiana visitou o estado gaúcho e esteve com o então vice-governador.

Em anexo, temos alguns documentos oficiais que ilustram as relações de ambos estados e cidades. Entre eles:

  • 1968 – Lei de Nomeação de Via Pública 3189/1968;
  • 1987 – Informativo de Nomeação de Via Pública;
  • 1990 – Declaração de Entendimento Mútuo;
  • 1993 – Decreto de Hóspede Oficial DEC: 34.944;
  • 1997 – Decreto de Hóspede Oficial DEC: 37.688;
  • 1997 – Carta de Intenções;
  • 2009 – Decreto de Hóspede Oficial DEC: 4861/2009;
  • 2013 –  Crowd control training with Indiana Law Enforcement.

Dentro das universidades, Indiana e Rio Grande do Sul também se relacionam. Sendo o acordo de mobilidade acadêmica entre PUCRS e Ball State University na área de arquitetura o mais vistoso de todos, no qual possibilita o intercâmbio entre os alunos das universidades. Além destas, a PUCRS também possui relação com a Indiana University. 

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de diversos professores com diplomas vindos de Indiana, possui um convênio com a Purdue University em mais de uma área de atuação. 

Em termos de negócios, diversas empresas que possuem correlação estão presentes em ambos estados, como por exemplo: Horner APG, Agriculture Alumni Seeds, Navistar Corporation, International MWM, General Motors, Arvin Meritor, SAP, Dell e Fogo de Chão. 

Conclusão

Inovação e conhecimento são a pauta dos dias atuais e do futuro. Cooperar é uma ponte para o desenvolvimento, que vai de encontro ao isolacionismo. Dessa forma, a necessidade de concretizar e reavivar a cooperação entre os estados de Indiana e Rio Grande do Sul, e suas respectivas capitais, torna-se essencial para o desenvolvimento destes. 

Uma das principais formas de cooperação é através do intercâmbio, por exemplo o proporcionado entre as universidades, importante hub de ideias e projetos voltados ao desenvolvimento. É o espaço ideal para a concentração de ideias e, consequentemente, transformar conhecimento em realidade, através de parcerias público-privadas. Conforme histórico apresentado, é interesse de ambos estados promover a tecnologia e inovação desde o ambiente acadêmico ao empresarial.

Nesta conjuntura favorável, reiteramos a possibilidade deste irmanamento e, desta forma, o início de uma etapa na qual uma conexão já iniciada há mais de 50 anos poderá se reinventar no contexto internacional vigente.

Agradecimentos:

 Coordenação de Relações Internacionais – UniRitter
Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais – RS
Secretaria de Relações Institucionais – Prefeitura de Porto Alegre

Julho de 2019