Mostra XII Brazilian Film Festival acontecerá em Porto Alegre

, ,

A Cinemateca Paulo Amorim recebe, nos dias 4 e 5 de dezembro, parte da programação da Mostra XII Brazilian Film Festival, realizada anualmente em cidades dos Estados Unidos e do Brasil. Iniciativa da Partners of Americas, a programação em Porto Alegre conta com a parceria do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS) e da Cinemateca Paulo Amorim.

Os filmes escolhidos são TRÊS VERÕES, de Sandra Kogut, e AO OLHOS DE ERNESTO, de Ana Luiza Azevedo. A sessão de TRÊS VERÕES será no dia 4 de dezembro (sábado), a partir das 19h, seguida de um bate-papo com o cineasta Zeca Brito, diretor do Iecine-RS, e com a atriz e jornalista Gisela Sparremberger. A exibição de AOS OLHOS DE ERNESTO está marcada para o dia 5 de dezembro (domingo), também a partir das 19h, e seguida de uma conversa com a diretora Ana Luiza Azevedo e a produtora Fabiane Zarif Severo, com mediação da atriz Joice de Brito e Cunha.

A programação será realizada na Sala Paulo Amorim, com lotação de 150 lugares. O ingresso equivale a um brinquedo em bom estado, para doação ao Centro Social Madre Madalena.

 

Sobre os filmes:

TRÊS VERÕES
(Brasil, 2019, 90min). Direção de Sandra Kogut, com Regina Cazé, Otávio Müller. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Todo o início do verão, entre Natal e Ano Novo, Edgar e Marta recebem os amigos e familiares para uma festa em sua mansão à beira-mar. Quem organiza tudo é Madalena, a governanta da casa, que conta com a confiança dos patrões. Tanto que ela pediu um empréstimo ao patrão para ser descontado mensalmente – sem imaginar no quanto seria envolvida em nos negócios escusos de Edgar.

 

AOS OLHOS DE ERNESTO
(Brasil, 2019, 120min). Direção de Ana Luiza Azevedo, com Jorge Bolani, Gabriela Poester, Jorge D´Elia. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aos 70 anos, o uruguaio Ernesto vem enfrentando as limitações da velhice — incluindo a perda da visão e também a solidão. Fotógrafo aposentado, ele vive em Porto Alegre e divide seus dias entre os telefonemas do filho que mora longe, as idas ao banco, algumas visitas do vizinho Javier e muitas lembranças. Quando uma jovem cuidadora de cães chamada Bia se intromete na pacata vida de Ernesto, ele descobre que seus dias não precisam ser sempre iguais. A produção recebeu o prêmio da crítica de melhor filme brasileiro na Mostra de Cinema de São Paulo em 2020.