Viva Vila
O projeto Viva Vila oferece melhores condições de vida e melhor geração de renda para mais de 120 mulheres no bairro Vila Nova, em Alegrete.
As atividades do projeto visam oferecer melhores condições de vida e melhor geração de renda para mais de 120 mulheres residentes no bairro Vila Nova, região vulnerável de Alegrete. Através de um novo ofício, elas criam sua independência financeira confirmando a importância do trabalho voluntário e a transformação na vida das pessoas. O Projeto Viva Vila com sua missão de Conectar, Servir e Mudar vidas, continua com seu perseverante trabalho.
O projeto Viva Vila atualmente é coordenado pelas voluntárias Sra. Zsuzsanna Ujvari Vasconcellos, Sra. Ana Lúcia Dariano e Sra. Rejane Mazzei.
HISTÓRIA DO PROJETO
Em 1983 a sra. Aurélia Refatti doou um terreno na Vila Rui Ramos, Rua Joaquim Astrar s/nº, na cidade de Alegrete/RS, para construção da sede do programa social denominado Programa da Comunidade Missão ligado à Pastoral da Criança, com o objetivo de atender crianças em situação de vulnerabilidade. A equipe de voluntárias era formada por: Neusa Refatti Pilecco, Luci Santos, Renata Ferreira e Silva, Ligia Lima, Vilva Piccoli, Maria Eulália Domingues, Dra. Maria Eugênia T. Flores, Eng. Jaqueline Martini Weimann.
Em 1989 foi criado o Subcomitê de Alegrete – Companheiros das Américas coordenado pela sra. Lisete Menna Barreto. O Projeto Viva Vila foi criado em 1997, uma Parceria entre a ONG Companheiros das Américas RS/IN e o Subcomitê da cidade de Alegrete -RS sob a coordenação de Lisete Menna Barreto.
A equipe de voluntários era formada por: Lisete Menna Barreto, Dr. Antonio José Grings, Zsuzsanna Ujvari Vasconcelos, Neusa Refatti Pilecco, Ana Lúcia Freitas Dariano, Rejane Kurtz Mazzei, Rosa Amélia Silva Ferreira da Costa, Diva Maria de Barcelos Maciel, Simone Varalo Inácio, Ana Luiza Pias, Maria de Lourdes Ribeiro Alves, Elizette Tronco.
Sua sede está localizada no Bairro Vila Nova (Vila Rui Ramos), no terreno doado pela Sra. Aurélia Refatti, o qual segundo dados do IBGE, censo 2010, consta de uma de população de 3.997 habitantes (52,96% mulheres e 47,04% homens).
Sendo o prédio de madeira doado pela Sra. Reffatti muito precário, foi feita campanha para a construção de um prédio de alvenaria com a ajuda comunitária com a planta feita pela engenheira Jaqueline Martini Weinman arquiteto João Inácio Lopes, material fornecido pela comunidade alegretense, ”grant” recebida dos Partners of the Americas, monitorada pelo médico Dr. José Antônio Grings e Elizeth Reffati Tronco; instituição jornalística RBS, que contribuíram sobremaneira para a construção da sede do Projeto Viva Vila.
Alguns anos após a construção, foi feita campanha coordenada pela Sra. Zsuzsanna Ujvari Vasconcelos junto à comunidade p/aumentar o espaço para melhor realizar os trabalhos, palestras e eventos. Com uma campanha feita em Indiana, foi doado o valor para a aquisição de uma máquina de costura
Muitos membros Partners RS/IN visitaram o Projeto Viva Vila no decorrer desses anos: Carmen Englert, Vera Lia Cavalheiro, Bill Fuller, Hal Roepke, Leslie Barratt. Muitos dos trabalhos elaborados pelas integrantes do Projeto Viva Vila foram levados por Partners do RS para serem mostrados e comercializados em Indiana.
O Bairro Vila Nova (Vila Rui Ramos) apresenta índices de violência, tráfico de drogas e falta de trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade. Por isso, as atividades são desenvolvidas no sentido de aumentar a geração de renda para as famílias e inserção no mercado de trabalho.
São realizados encontros uma vez por semana (todas as terças-feiras), no horário de 14h até 18h, no período de Março a Dezembro. Dentre as atividades educativas e sociais são desenvolvidas aulas de aprendizagem de bordados, costura, em tecido, artesanato, crochê e trabalhos manuais. Todos os trabalhos realizados durante o ano são comercializados em um bazar de Natal cuja renda é revertida para as mulheres aprendizes.
O Projeto Viva Vila está comemorando 25 anos! 🥳
Ontem,…
A população alvo são mulheres, em qualquer idade, que tenham interesse em participar nas atividades do projeto.
O projeto iniciou em 1997 e continua até hoje.
Bazar de Páscoa, Festa Junina, Dia da Criança, Bazar de Natal e Piquenique de encerramento do ano.
Parceria há mais de 20 anos com o Marchant Nicholas Bublitz (Porto Alegre/RS).
Coordenadora do Projeto em Alegrete/RS, é um exemplo de liderança em filantropia. Natural de Budapeste na Hungria, desde seu casamento com o médico veterinário e agropecuarista Antonio Carlos Vasconcelos, adotou Alegrete como sua terra natal. Ela veio para o Brasil muito pequena, com seus pais perseguidos pela guerra em seu país de origem.
Orientadora das costuras e bordados, é uma das organizadoras do Projeto Viva Vila. O terreno e a sede do projeto foram uma doação de sua mãe, Aurélia Refatti.
Alegretense e atuante nas causas voluntárias, empresária rural, é uma das voluntárias e gestoras do Projeto Viva Vila.
Dedicada às causas humanitárias e sociais, musicista com sensibilidade artística, é atuante e presente no Projeto Viva Vila.
Uma das coordenadoras e criadoras do Programa Jovens Embaixadores, assim como dos Programas e Projetos dos Partners of the Americas. Foi uma das responsáveis pela fundação do subcomitê dos Partners em Alegrete e do projeto Viva Vila em 1997. A dedicação e responsabilidade social fazem parte seus propósitos.